Pesquisas


Tiago Ribeiro



A REPRODUÇÃO DA LINGUAGEM ESCOLAR: Uma análise  sociológica dos saberes escolares nos livros didáticos de língua portuguesa.

Este  projeto  de  tese  pretende  propor  uma  análise  dos  saberes escolares a partir de livros didáticos de língua portuguesa. Como um dos princípios desta análise, compreendemos que os saberes escolares contidos nos livros didáticos são produtos de  relações  de  poder  travadas  em  espaços  sociais  amplos  nos  quais  necessitam  ser recortados.  Portanto,  recortamos  três  espaços:  1)  o  campo  editorial  brasileiro  do  livro didático de língua portuguesa 2) a divisão sexual do trabalho em torno da produção do livro didático; 3) os juízos de entendimento expressos nas resenhas do Guia do Livro Didático que  qualificam  os  livros  que  estarão  à  disposição  das  escolas.  Com  isso  estabelecemos  a hipótese  de  que  é  possível  relacionar  os  conteúdos  expressos  no  livro  didático  de  língua portuguesa com estes espaços de relações de força à medida que avançamos a pesquisa.



Silvana Sato 


A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: entre o prescrito nos documentos legais e o vivido nas lógicas de ação dos atores sociais
presente projeto de pesquisa propõe uma investigação sociológica e histórica da democratização do ensino superior. Para isto, é proposto pesquisar as políticas voltadas para o acesso à universidade e a análise das lógicas de ação de alguns aprovados no dispositivo meritocrático de seleção – o concurso vestibular – da Universidade Federal de Santa Catarina do ano de 2010. Intenciono aprofundar conhecimentos sobre as relações existentes ou não entre a efetivação das políticas e as trajetórias dos estudantes no processo de seleção, colocando em evidência relações de justiça social, mérito e educação. O método de investigação concentra-se na análise documental das prerrogativas legais, questionários e entrevistas com os acadêmicos. O aporte teórico metodológico concentrar-se-á na sociologia da educação.
Palavras-chave: Democratização 



0 comentários:

Postar um comentário