Tiago Ribeiro
A REPRODUÇÃO DA LINGUAGEM ESCOLAR: Uma análise sociológica dos saberes escolares nos livros didáticos de língua portuguesa.
Este projeto de tese pretende propor uma análise dos saberes escolares a partir de livros didáticos de língua portuguesa. Como um dos princípios desta análise, compreendemos que os saberes escolares contidos nos livros didáticos são produtos de relações de poder travadas em espaços sociais amplos nos quais necessitam ser recortados. Portanto, recortamos três espaços: 1) o campo editorial brasileiro do livro didático de língua portuguesa 2) a divisão sexual do trabalho em torno da produção do livro didático; 3) os juízos de entendimento expressos nas resenhas do Guia do Livro Didático que qualificam os livros que estarão à disposição das escolas. Com isso estabelecemos a hipótese de que é possível relacionar os conteúdos expressos no livro didático de língua portuguesa com estes espaços de relações de força à medida que avançamos a pesquisa.
Silvana Sato
A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: entre o prescrito
nos documentos legais e o vivido nas lógicas de ação dos atores sociais
O presente projeto de
pesquisa propõe uma investigação sociológica e histórica da democratização do
ensino superior. Para isto, é proposto pesquisar as políticas voltadas para o
acesso à universidade e a análise das lógicas de ação de alguns aprovados no
dispositivo meritocrático de seleção – o concurso vestibular – da Universidade
Federal de Santa Catarina do ano de 2010. Intenciono aprofundar conhecimentos
sobre as relações existentes ou não entre a efetivação das políticas e as
trajetórias dos estudantes no processo de seleção, colocando em evidência
relações de justiça social, mérito e educação. O método de investigação
concentra-se na análise documental das prerrogativas legais, questionários e
entrevistas com os acadêmicos. O aporte teórico metodológico concentrar-se-á na
sociologia da educação.
Palavras-chave: Democratização
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